sexta-feira, 8 de junho de 2012

Passeata de conscientização ao Meio Ambiente




Com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, a Escola Municipal Vicente Mendonça Júnior, bairro Grande Vitória, realizou no dia 5 de junho, uma passeata alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, pelas principais ruas da comunidade. A ação contou com a participação de 1.500 alunos do 1º ao 8º ano, além de pais, professores, comunidade em geral e convidados.

Com faixas de alerta em relação ao meio ambiente a unidade educacional procurou informar e conscientizar os moradores do bairro e comunidades adjacentes sobre os danos que podem prejudicar o ecossistema e a própria região geográfica em vivem.

Segundo o Professor responsável pela Agenda Ambiental na escola, Gilfran Oliveira, a comunidade escolar já participa e desenvolve alguns projetos com relação à questão ambiental. Projetos como ‘Papa pilha’, ‘Instituto Tio Adão’, ‘Horta escolar’, dentre outros que ensinam o alunado a ter consciência sobre o ambiente é uma constância dentro da unidade educacional.

“Nós fazemos um trabalho durante o ano todo na escola, dentro das atividades da Agenda Ambiental que proporciona a realização de projetos nesse sentido. O importante é que todos participam dos nossos eventos. A passeata contou com um grande número de pessoas, a integração é fundamental para termos uma vida melhor em todos os sentidos”, comentou.


A aluna do 8º ano, Thiany Santos Soares, 14, participa de alguns projetos na escola, dentre os quais o ‘Mobiliza”, que trata do meio ambiente com oficinas, cartazes,  reciclagem, enfim com atividades que tem como meta deixar o alunado sempre inteirado das consequências da falta do cuidado com o meio ambiente se as pessoas não tiverem boas ações.

“Espero que esse movimento possa ajudar muito para influenciar as pessoas a não jogar lixo nas ruas, porque prejudica os próprios moradores. Quando chove, ocorre as alagações e com isso os bueiros transbordam nas ruas causando doenças como malária, dengue e outras. Para nós, que moramos no bairro é preocupante uma situação assim. Nós que estudamos na escola temos que ter a sabedoria para cuidar também do nosso meio ambiente e refletir sobre os problemas que podem afetar no futuro”, reiterou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário