sábado, 22 de maio de 2010
Programa alfabetização na hora certa
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou na manhã de ontem (21), no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Programa "Alfabetizando na Hora Certa". Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Vicente Nogueira, anunciou a entrega por parte da Prefeitura de Manaus de um computador portátil para cada professor da rede municipal de ensino.
O programa será desenvolvido em todo o primeiro ano do ensino fundamental das escolas municipais e tem por objetivo subsidiar a prática pedagógica criando ações direcionadas ao atendimento das necessidades de ensino e aprendizagem da alfabetização.
Nogueira destacou que o programa está inserido em uma das três grandes áreas de atuação da Semed: Infraestrutura, Gestão Escolar e Projetos e Programas Pedagógicos. Segundo o secretário, atualmente a Semed tem dado maior ênfase às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvendo programas que estimulem a leitura, como o Viajando na Leitura, Alfabetizando na Hora Certa e Matemática Viva.
“Na leitura está a sustentação de todo o trabalho pedagógico ao longo dos nove anos do ensino fundamental. A alfabetização é como a fundação de um edifício, é a base do aprendizado a qual precisamos encarar de forma decidida, determinada e pragmática por meio de um conjunto de ações definidas e concretas modificando o cenário atual em sala de aula”, afirmou o secretário.
Para as professoras do 1º ano, Márcia Batista (Emef Coronel Jorge Teixeira) e Rosângela Fernandes (Emef Herbert José de Souza), o programa significa uma grande melhoria no desenvolvimento da educação no que se refere à alfabetização de crianças. “O programa será um grande suporte ao educador, o qual poderá realizar um trabalho com muito mais qualidade”, disse Batista.
Entre as ações do programa encontram-se: elaboração de um guia com os fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização, formação continuada para professores, produção de livros infantis, estudos dirigidos, ampliação do acervo da biblioteca escolar, curso de pós-graduação em Alfabetização, aquisição de materiais pedagógicos, acompanhamento efetivo das turmas, entre outros.
Além de chefes distritais e gestores, compareceram ao evento pedagogos, professores, bolsistas, pais e alunos. A programação contou com as apresentações culturais “Coreografia do Livro” (CMEI Professora Dulcinéia Tinoco) e peça teatral “Chapeuzinho Vermelho” (Emef República do México), além da apresentação do Programa Alfabetizando na Hora Certa, socialização de experiências de professores alfabetizadores e a palestra com a Msc. Maria Rita Santos da Silva, sobre Alfabetização e Letramento.
Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação
(92)3632-2054
(92)8842-1241
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário