Prefeitura lança projeto 'Um Computador por Aluno' em Manaus
Amazonino declarou que "nada é mais importante para o Brasil do que a educação". Para ele, o país ainda precisa de professor e que este será um grande passo da prefeitura.
Manaus - A prefeitura de Manaus reinaugurou na terça-feira (8), a Escola Municipal de Ensino Fundamental - João Alfredo, no Bairro da Paz, zona Oeste da cidade. Está é a primeira escola municipal com vigilância eletrônica 24h e com o projeto UCA (Um Computador por Aluno) em parceria com o governo federal.
A escola passa agora a oferecer aos alunos um computador com programas didáticos e acesso à internet para auxiliar nas aulas. "É mais uma ferramenta que os professores têm para trabalhar. E com certeza fazer um ensino e um aprendizado de qualidade aos nossos alunos", disse a diretora da escola, professora Fátima Vasconcelos.
Durante a inauguração, o prefeito Amazonino Mendes disse que oferecer ensino agregado às novas tecnologias na escola municipal tornou-se prioridade. "Essas inovações são um mundo maravilhoso para essas crianças e tenho certeza que essa escola terá excelentes resultados no futuro", disse.
A perspectiva também é compartilhada pelo secretário municipal de educação, Mauro Lippi, que a exemplo do que fez durante a abertura do ano letivo municipal, novamente chamou os professores de 'guerreiros da educação' e disse que nas mãos deles 'está o fim da insegurança e da violência'.
"Nós devemos crer que nossos professores são os responsáveis por mudar o comportamento de nossa sociedade. É com eles que educamos nossas crianças para um novo projeto de educação municipal preocupada com o cidadão", disse Mauro Lippi.
Números
A escola João Alfredo foi reformada e ampliada e conta agora com oito salas de aulas climatizadas, três salas administrativas, um laboratório de ciências, além de uma quadra poliesportiva. A escola tem capacidade para atender 1.125 mil alunos entre o 4° e o 6° do ensino fundamental nos três turnos.
O programa Um Computador por Aluno (UCA) é uma iniciativa do governo federal que ofereceu a 300 escolas brasileiras de ensino fundamental todo o equipamento e treinamento para a implementação de computadores nas salas de aula. Em contrapartida as prefeituras oferecem a infraestrutura e os colaboradores que receberão treinamento.
Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS foi dado como vencedor do pregão nº. 107/2008 para o fornecimento de 150.000 laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos estados e municípios.
De acordo com Semed, cada computador custou o equivalente à R$ 350 e veem equipados com programas pedagógicos destinados ao desenvolvimento do processo de aprendizagem. A assessoria informou que a prefeitura deverá ter custos com o programa nas próximas seis escolas que devem receber a UCA, nesta primeira escola modelo, o governo federal foi o responsável pelo pagamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário