
Numa iniciativa diferente e demonstrando compromisso com a educação, como prometeu em campanha, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, garantiu nesta sexta-feira (11), que os 250 mil alunos da rede municipal de ensino irão receber kit de material escolar e uniforme até março. E começam a estudar com material em dia.
Os conjuntos de fardamento escolar são compostos de blusa e bermuda para os alunos até o 2º ano do ensino fundamental. Os kits de material pedagógico incluem lápis, apontador, borracha, caderno, cola, tesoura, lápis de cor e régua. Os alunos do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) recebem também o material para as aulas de desenho: esquadro e transferidor, além de pincéis e marcadores de texto. A novidade nos dois kits é a inclusão do copo individual do aluno, que garante maior higiene pessoal.
De acordo com o secretário de Educação de Manaus, Mauro Lippe, além de todo o material direcionado aos alunos, as bibliotecas das escolas da rede municipal também recebem kits didáticos destinados aos professores, com livros de pesquisa e livros técnicos com orientações pedagógicas. A elaboração e escolha dos materiais para os kits ficou a critério da Gestão Educacional da Semed e de uma equipe da Educação para Jovens e Adultos (Eja).
Nas zonas rural e ribeirinha de Manaus, a distribuição dos uniformes já iniciou, garatindo que tudo chegue a tempo do início do ano letivo. Já a entrega dos kits escolares acontece entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira quinzena de março, distribuída por uma frente de entregas, que atenderá todas as escolas de todas as zonas da cidade simultaneamente.
Cerca de 250 escolas receberão o material, atingindo um total de 250 mil alunos. Uma nova remessa do material pode ser enviada no segundo semestre do ano letivo, caso seja solicitado pelas escolas.