
Com o objetivo de ajudar os alunos que irão participar da Prova Brasil (prova de diagnóstico INEP/MEC), a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Juventude (SEMJE), em parceria com a Fundação Mário Tavares, dá início no dia 01 de outubro (sábado), de 07h30 às 11h, ao projeto ‘‘Pais na Escola’’.
A iniciativa acontece na Escola Municipal Vicente Mendonça Junior, localizada na Rua Aurora, no Bairro Grande Vitória, Zona Leste, e beneficiará 119 alunos divididos em seis turmas do 5̊ ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 11 a 13 anos. A ação conta ainda com o apoio da Faculdade Táhirih que disponibilizará alunos de Pedagogia para ministrar as aulas de português e matemática.
Para o secretario da Semje, André de Souza, o projeto é uma oportunidade de integrar a comunidade com a escola, ‘‘A participação efetiva dos pais, além de unir a família, proporciona um incentivo para os alunos e pais buscarem a melhoria do ensino praticado dentro das escolas do bairro”, declarou André.
O projeto “Pais na Escola” será realizado aos sábados com aulas de reforço para turmas alternadas e um simulado da Prova Brasil que acontece no dia 20 de novembro. Além do reforço escolar, os estudantes irão receber, no intervalo das aulas, atividades socioculturais-esportivas como sala de leitura, xadrez, dominó, capoeira, tênis de mesa e palestras. A escola Municipal Vicente Mendonça Junior pretende melhorar a colocação obtida no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2009, onde ficou em 4̊ lugar.
Faculdade Táhirih
A Faculdade Tahirih é a única instituição de ensino superior da cidade de Manaus com perfil comunitário. Atualmente oferece os cursos de Administração, Pedagogia e Serviço Social e atende 538 alunos, além de possuir cursos de Pós-Graduação tanto na capital, como no interior.
Prova Brasil 2011
A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Os dados vão ficar disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Juventude (Semje)
Nenhum comentário:
Postar um comentário